Liderança: Nascemos ou Decidimos?


Por anos ouvi que as pessoas nasciam líderes, que para alguém ser líder tem que ter os atributos desde muito pequeno e que podemos notar esse perfil desde a pré-escola. Vi muita gente dizer que gostaria de ser gestor, mas que sentia que não tinha nascido para aquilo e que sabia que jamais conseguiria desenvolver as habilidades para liderar pessoas.


O tempo foi passando e eu, que sempre quis liderar, (sim, uso o verbo querer, pois lembro que não possuía muitas das habilidades que desenvolvi ao longo de 10 anos como gestor de pessoas, mas que o desejo sempre existiu dentro de mim) percebi então que muita gente que era extremamente operacional, com visão muito técnica, quando tinha um desejo muito grande de se tornar um líder obtinha êxito.


Foi neste momento que comecei a me questionar e entrei em contato com pessoas que já tinham uma posição diferente e que diziam que sim, é possível desenvolver as competências necessárias para a liderança.


A partir daí, comecei a me dedicar a ajudar pessoas que trabalhavam comigo e gostariam de assumir essa função, a trabalhar essas competências que faltavam e vendo a evolução de cada uma delas, a minha vontade de ajudar profissionais a se desenvolverem só aumentou.


Hoje, como Coach, tenho como maioria dos clientes pessoas que acabaram de tornar gestores ou que anseiam por uma posição de liderança e o que posso dizer é que quando há um trabalho ativo e em equipe do Coach com o Coachee, o sucesso é 100% garantido!


Por isso, se você tem o sonho de ser um líder ou assumiu uma posição de liderança e sente que ainda tem muitas coisas para desenvolver, não desista! Você pode sim ser um gestor de sucesso e com alto desempenho, basta trabalhar alguns músculos que ainda não estão fortes.


André Cazé

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo