Você sabe o que é Burnout?


Muito mais do que uma insatisfação com o trabalho ou profissão, a Síndrome de Burnout se caracteriza por sintomas como: sensação de esgotamento físico e emocional, agressividade, isolamento, mudanças de humor, dificuldade de concentração, irritabilidade, ansiedade, depressão, pessimismo, problemas de memória, baixa autoestima, sudorese, palpitação, dores musculares, distúrbios no sono, entre outros.


Por conta desses sintomas, muitas vezes pode ser confundido com uma depressão, ansiedade ou pânico, quando na verdade esses transtornos acabam sendo parte integrante do Burnout.


Esta síndrome se manifesta principalmente em pessoas que sofrem grande pressão em suas vidas profissionais, principalmente os conhecidos workalholics, que têm um alto nível de exigência com eles mesmos, além da externa. Estas pessoas, muitas vezes, só percebem que algo está errado quando começam a perder a vontade de trabalhar, chegando a inventar desculpas para evitar o ambiente com fatores desencadeantes.


O diagnóstico da Síndrome de Burnout é feito por um psicólogo ou um psiquiatra e o tratamento inclui psicoterapia, e em alguns casos, acrescenta-se antidepressivos para que o paciente tenha uma melhora mais rápida e volte a ter uma vida normal. Atividades físicas e uma alimentação saudáveis também contribuem fortemente para o controle dos sintomas.


Para evitar a ocorrência do Burnout, algumas ações podem ser tomadas. Procure ter hábitos saudáveis, praticando atividade física, separando momentos para o lazer, tire um tempo para fazer coisas que lhe dão prazer, inclusive no que se refere à profissão.


André Cazé

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo